Instituro Quero Viver

Xô, ansiedade de fim de ano!

Especialistas dão dicas de como traçar novas metas e saber lidar com as frustrações

POR GISLANDIA GOVERNO
Rio - Ano Novo  é tempo de estabelecer metas: fazer dieta, comprar um carro, mudar de emprego, parar de fumar... Mas e quando o calendário termina e a constatação é que nem tudo saiu como planejado? Para muitas pessoas, esse resultado negativo pode levar a um estado de ansiedade, depressão e angústia.

Para evitar frustrações, a psicóloga Maria Helena de Barros, do Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem (CPPL), destaca que as pessoas devem estipular objetivos dentro da realidade, e não assumir mais compromissos do possam cumprir. Já o psicoterapeuta Fernando Cirilo propõe que se faça uma lista seletiva, com até cinco prioridades para o longo do ano.
“Tenha isso em mente e cumpra cada objetivo de uma vez”, diz o psicoteraputa. “Seja perserverante, lute pelo que deseja, e foque no que quer para realizar ao longo do período que se inicia. Por ex: se pretende emagrecer, estabeleça como foco perder quilos em algumas semanas ou meses, e não perder tudo em uma semana”, dá a dica.

“Estas avaliações de final de ano e renovação de promessas são comuns. Propósitos na vida são muito importantes, mas temos que nos lembrar que as circunstâncias existem e que, por vezes, nos impedem de realizar as metas”, explica Maria Helena.
VOLTA POR CIMA 
atriz Alessandra Loyola, 33 anos, que interpreta Daniela em ‘Rebelde’, da Record, conta que sempre estabelece metas. “Nem sempre as coisas saem como a gente quer. Quando isso acontece, fico muito chateada e triste. Mas não deixo que isso me derrube. Logo que a tristeza do momento passa, ergo a cabeça e volto à batalha com as forças redobradas”, garante.
A psicóloga Maria Helena lembra que frustração faz parte da vida. “Você deve apenas ter certa benevolência consigo mesmo e ir em frente”.
PLANEJE-SE
LISTE OS OBJETIVOS
Não mentalize suas metas: anote numa lista, deixe à vista e planeje prazos.
PLANO INTEGRAL
Estabeleça objetivos em todas as áreas da vida: familiar, afetiva, profissional, financeira e social. Assim, você terá um crescimento integral.

MOTIVAÇÃO
Para cada meta que for alcançada, comemore. Isso motiva muito a lutar pelos outros objetivos.
TENHA FOCO
Respeite seus limites e foque no que deseja realizar. E tenha sempre pensamentos positivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário